Vê televisão gratuita? A TDT tem novas frequências

28 Outubro, 2019
Passeio Sénior 2019 – Visita a Tomar
25 Novembro, 2019

No dia 27 de novembro o emissor de Odivelas Centro, através da qual recebe o sinal de televisão digital terrestre (TDT), a televisão gratuita que tem os canais RPT1, RTP2, RTP3, RTP Memória, SIC, TVI e Canal Parlamento, vai ser alterado. Nesse dia, quem vive nas freguesias de Santa Clara, Carnide e Lumiar, em Lisboa; na Encosta do Sol, na Amadora; e no concelho de Odivelas, poderá ficar sem imagem na televisão.

Mas não há razão para alarme. Se o écran da televisão ficar negro, apenas terá que a sintonizar, recorrendo ao comando da sua televisão ou da box de TDT, e poderá continuar a ver televisão gratuitamente como tem visto até agora.

Não será necessário reorientar a antena de receção (os emissores vão ficar no mesmo sítio), nem trocar a televisão ou o descodificador TDT (Box). Também ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga (pacotes de televisão), pois todas as pessoas poderão continuar a ver televisão gratuita.

É importante que as pessoas que vêem televisão gratuita através de TDT estejam atentas e denunciem as situações em que alguém lhes tente vender equipamentos ou lhes queiram vender serviços de televisão paga com o argumento fraudulento de que isso é necessário face à próxima mudança de frequências da TDT.

Para apoiar a população neste processo, a ANACOM vai enviar para as zonas abrangidas uma carta em que explica o que vai acontecer e o que terá que ser feito para sintonizar a sua televisão, se e quando ficar com o seu écran ficar negro. Leia essa carta com atenção já que ela vai indicar o número de telefone gratuito para o qual poderá ligar para obter ajuda para fazer a sintonia do seu televisor.

800 102 002: linha gratuita da ANACOM  para apoiar população

na migração da TDT arranca hoje

A partir de hoje quem tiver dúvidas ou precisar de informações sobre o processo de migração da rede de emissores da TDT, designadamente sobre a alteração do emissor de Odivelas Centro, agendada para o próximo dia 27, poderá ligar para o 800 102 002, o número gratuito disponibilizado pela ANACOM para este efeito.

Este número está disponível entre as 9h e as 22h todos os dias. No dia 27 de novembro, dia em que o emissor de Odivelas Centro passará do canal 56 para o canal 35, e no dia seguinte, funcionará até às 24h, por ser expectável que mais pessoas contactem o call center, uma vez que quando o emissor for alterado quem apenas tem TDT (televisão gratuita) ficará sem imagem no seu televisor. Para voltar a ver televisão normalmente basta fazer a sintonia automática, utilizando o comando da TV ou do descodificador TDT.

O call center da ANACOM, além de dar informação e esclarecer dúvidas, também dará ajuda personalizada às pessoas que o contactem para obter apoio no processo de sintonia dos televisores ou descodificadores TDT. Se mesmo assim não conseguirem fazer a sintonia, a ANACOM terá equipas técnicas no terreno que ajudarão a população a sintonizar os equipamentos. Este serviço é gratuito.

Releva-se ainda que não será preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador; e ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga.

Esta informação chegará a partir de hoje a 135 mil residências e estabelecimentos comerciais das zonas potencialmente abrangidas pela alteração de frequência do emissor de Odivelas Centro: todo o concelho de Odivelas; as freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa; e Encosta do Sol, na Amadora.